Textos
multimodais: a nova tendência na comunicação
Por Silvio
Porfirio, Francisco E.B. de Souza e Luis Carlos Cipriano
Com a disseminação das novas
tecnologias, o texto vem adquirindo cada vez mais novas configurações, que
transcendem as palavras, as frases e, acima de tudo, a modalidade escrita da
linguagem. Dizendo de outro modo, a proliferação tecnológica tem instigado a
promoção de novas composições textuais, sendo estas constituídas por elementos
advindos das múltiplas formas da linguagem (escrita, oral e visual).
De acordo com Nascimento et al.
(2011), nas práticas corriqueiras do dia-a-dia da sociedade contemporânea, o
espaço concedido à imagem ampliou-se consideravelmente. Os documentos textuais
presentes nas práticas cotidianas trazem consigo não apenas a linguagem verbal
escrita, mas também um amplo contingente de recursos visuais. Partindo desse
pressuposto, há um infinito contingente de elementos imagéticos e visuais, que
podem ser empregados na composição textual com fins a acarretar determinados
efeitos de sentido, como é o caso, da seleção das cores empregadas em um dado
texto, da seleção do tipo de letra, do formato e da cor etc. A materialização
de todo esse contingente de elementos revela as particularidades dos propósitos
comunicativos do autor, como postula Silva (2014). * ler mais (aqui)
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