.

domingo, 18 de dezembro de 2016

Jornalismo incómodo


A conceituada escritora e jornalista Ana Margarida de Carvalho, após 24 anos de jornalismo na ‘Visão’ “coagida a assinar um contrato de rescisão, tudo menos amigável.” (ler AQUI)

Recebi a notícia sem me surpreender, a inteligência e a verticalidade atemorizam os medíocres.

Olhei em redor e, de entre muitos, fixei-me nalguns livros: «A formação da mentalidade submissa e A intoxicação linguística, ambos de Vicente Romano», «Reflexões sobre a vaidade dos homens de Matias Aires (1750)», «A Arte de Furtar do Padre Manuel da Rocha (1650)» e porque os medíocres “quando em rebanho são perigosos” e “a mediocridade é virulenta” fixei-me no «El hombre medíocre de José Ingenieros (1915)»

E reli:

«A mediocridade é moralmente perigosa e globalmente nociva em certos momentos da história em que reina o clima da mediocridade.

Épocas há em que o equilíbrio social se inclina em seu favor. O ambiente torna-se refratário a todo o anseio de perfeição; os ideais esgotam-se e a dignidade ausenta-se; os homens acomodatícios têm a sua primavera florida. Os Estados convertem-se em mediocracias; a falta de aspirações, que mantenham um alto nível moral e cultural aumentam continuamente o lamaçal.

Embora isolados passem despercebidos, em conjunto constituem um regímen, representam um sistema especial de interesses inalteráveis. Subvertem a escala de valores morais, falseando nomes, desvirtuando conceitos; pensar é um desvario, a dignidade é irreverência, é lirismo a justiça, a sinceridade é tontice, a admiração uma imprudência, a paixão ingenuidade, a virtude uma estupidez.

Vivem da mentira, nutrem-se dela, semeiam-na, regam-na, podam-na, e colhem-na. Assim cresce um mundo de valores fictícios que favorece o horizonte dos obtusos.»


É FORÇOSO ESTAR ATENTO!

1 comentário: