.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Síria e o jornalismo agonizante


19 de Dezembro de 2016
Muitas aldrabices que têm sido difundidas sobre a guerra na Síria foram, de repente, postas a nu com a retomada dos sectores de Alepo controlados pelos terroristas. Consequência imediata, multiplicaram-se os comentários sobre a realidade revelada, com surpreendentes tomadas de posição por parte de insuspeitos autores. Deixo aqui uma diversificada selecção de opiniões que, pela sua natureza, se complementam. Isto não significa que a desinformação tenha desaparecido. Pelo contrário: assistimos no fim de semana a um recrudescimento da contra-informação, de que é exemplo maior o rumor de que foram capturados num bunker de Alepo conselheiros militares de várias nacionalidades.
Esse rumor corre nas redes sociais e não tem origem fiável. Continuam, também, a ser publicados nos media dominantes rumores difundidos  pelo pomposamente chamado Observatório sírio dos direitos humanos, nome de fachada de um emigrante sírio controlado pelos serviços de propaganda ocidentais. Como se pode ver na foto, o “observatório” usa bigode e é careca.
O mais interessante é que nem os grupos terroristas na Síria acreditam no sr. Rami Abdulrahman, cujas “informações” são abundantemente distribuídas nos media portugueses. Sabendo-se o que se sabe sobre o sr. Rami, fico com uma dúvida: os jornalistas que publicam essas patranhas são parvos ou pensam que os leitores são parvos?
A ligeireza e incompetência com que se escreve sobre a Síria está bem patente num título do “Público”, que qualifica a batalha de Alepo como «uma ofensiva agonizante». Não se sabe em que cérebro encaixou a ideia de que a ofensiva foi agonizante, mas há fundadas razões para supor que alguém não sabe o significado de agonizing em inglês.

João Alferes Gonçalves

1 comentário:

  1. o rumor dos oficiais da Nato encontrados em Alepo num bunker com terroristas tem origem fiável, não é um rumor, e foi ontem mesmo denunciado, com os nomes dos individuos, em plena sessão das Nações Unidas pelo Embaixador da Siria nas Nações Unidas.

    ResponderEliminar