Que temos em Portugal
uma comunicação social ao serviço do sistema que vigariza, rouba e explora os
portugueses não é novidade. A novidade é que nunca aconteceu a referida
comunicação social se empenhar tanto em proceder a “lavagens ao cérebro” dos
portugueses como nesta campanha eleitoral. A prova está a ser facultada pela
CISION - fornecimento de serviços para planeamento, contacto, monitorização e
análise dos media - que contabilizou 32 horas das rádios e televisões em
Portugal a falar de sondagens, “em apenas 10 dias”.
A influência que tal empenho vai produzir no eleitorado vai ser demonstrado (ou não) na noite do próximo dia 4. Independentemente de ficar provado que a saturação e abuso de informações constantes sobre sondagens foi (é) uma operação de "lavagem ao cérebro" que neste caso se pode considerar como uma tentativa de aliciar vantagens para a coligação do regime Cavaco-Passos-Portas. (Redação PG)
A influência que tal empenho vai produzir no eleitorado vai ser demonstrado (ou não) na noite do próximo dia 4. Independentemente de ficar provado que a saturação e abuso de informações constantes sobre sondagens foi (é) uma operação de "lavagem ao cérebro" que neste caso se pode considerar como uma tentativa de aliciar vantagens para a coligação do regime Cavaco-Passos-Portas. (Redação PG)
Informa a CISION:
Nos últimos 10 dias, as
rádios e televisões portuguesas passaram, aproximadamente, 32 horas a falar
sobre o tema “sondagens”.
Muito se tem debatido
sobre a multiplicação de sondagens que têm marcado a campanha eleitoral, e
pautado a agenda mediática dos órgãos de comunicação social portugueses,
durante a presente corrida para as legislativas 2015. Com o dia de eleições
marcado para o próximo domingo, 4 de Outubro, a Cision procurou saber qual o
espaço editorial, e o tempo de antena ocupado, pelo tema “sondagens”, no total
de notícias divulgadas sobre as legislativas 2015, nos meios de informação
portugueses – rádio, televisão, media online e imprensa nacional.
Os resultados do estudo
da Cision são reveladores e parecem de alguma forma demonstrar que, de facto, o
país parece ter parado para ouvir, ver, e ler sobre estas eleições: em apenas
10 dias, concretamente entre os dias 20 e 30 de Setembro, foram produzidos
11.137 conteúdos noticiosos registados sobre as Eleições Legislativas. Destes,
1625 abordaram o tema “sondagens”. Ou seja, neste período, aproximadamente 15%
do total de conteúdos produzidos pelos meios de comunicação social relativos às
eleições legislativas portuguesas foi precisamente sobre “sondagens”.
Relativamente ao tempo
de antena total de rádio e televisão dedicado às eleições legislativas
portuguesas de 2015 foi, nestes 10 dias, de 452 horas. Destas, 32 horas foram precisamente
a falar sobre sondagens: a análise às mesmas, os debates sobre a proliferação
de resultados diários, as previsões, as percentagens, os rankings e
as tracking pools – assuntos e termos que têm definitivamente marcado
esta campanha eleitoral.
O objeto de análise
deste estudo realizado pela Cision - empresa líder global em serviços e
software de pesquisa, monitorização e análise de media - são todas as notícias
sobre as eleições legislativas portuguesas 2015, veiculadas no espaço editorial
português, em mais de 2000 meios de comunicação social.
O período temporal sobre
o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 20 e 30 de
Setembro de 2015.
A Cision é líder global no fornecimento de serviços
para planeamento, contacto, monitorização e análise dos media.
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