.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

“A artilharia do pensamento”




Há quase 200 anos, Bolívar designou a imprensa como “a artilharia do pensamento.” E disse também que “por el engaño nos han derrotado más que por la fuerza”.

José Luis Ramos, um dos últimos redatores do ‘Correo del Orinoco’ escreveu em 13 de outubro de 1843: “…o Correo del Orinoco ganhou mais batalhas, fez mais prosélitos que as memoráveis jornadas da nossa guerra de independencia…”

«Os meios de comunicação em geral são uma arma que penetra rápidamente na mente, moldando a conciencia de quem recebe as mensagens através dos sentidos, mas a televisão supera-os.»

Os média, principais instrumentos do capital, na sua maioria mentem, manipulam, distorcem, criam falsos estereótipos, alienam e finalmente controlam o ser humano para que dê as respostas que a orden estabelecida deseja. O trabalhador ocupa o seu tempo de repouso vendo programas de conteudo violento, irracional, acompanhado de sobredoses de publicidade que lhe cria necesidades relacionadas com o consumo. Assim se cumpre um circulo vicioso que converte os média em verdugos e os individuos em seres indefesos que vão como ovelhas para o matadouro e além do mais ainda agradecidos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário